domingo, 30 de março de 2008

Tributo a uma amiga!

As primeiras vezes de qualquer coisa costumam ser marcantes. O primeiro dentinho, os primeiros passos, as primeiras palavras, a primeira infância. Depois vem o primeiro dia de aula, as primeiras letras, as primeiras frases e, no meu caso, os primeiros cascudos das primeiras confusões em que me metia na escola.

Lembro-me da primeira suspensão que recebi, por subir com tênis e tudo na carteira, justamente quando queria pedir silêncio aos companheiros. Líder em crescimento, logo percebi o preço de tamanha ousadia. Foi no mesmo colégio em que resolvi ter a primeira briga por uma garota, que iria passar bem no local que escolhi para o embate. Tive que enrolar um pouco meu oponente, que não estava entendendo nada daquilo tudo. Só topou a briga porque era meu amigo e não queria me contrariar!

Quando a Vania chegou, me preparei para dar um soco no meu "ini"amigo que, ao perceber que eu não estava brincando, se esquivou rapidamente da direção do meu braço. Perdi o equilíbrio no cascalho sob o qual estávamos e caí vergonhosamente, a tempo ainda de perceber no canto dos lábios da garota um risinho constrangido.

A primeira vez que convidei uma garota para dançar foi no Rio de Janeiro. Festa no Morro da Pavuna, meus primos todos estavam lá. Era uma loirinha de uns seis ou sete anos. Eu tinha nove. Achei que sendo mais velho imporia assim uma reverência maior. A musica era do Michael Jackson: "Music and Me". Eu suava em bicas, sem qualquer controle nos pés que pareciam de um retardado. Pisei tanto nos pés da garota, que ela nem quis esperar o final da canção. Era a música ou o seu pé. Preferiu o pé.

Assim, as primeiras coisas vão se tornando significativas, talvez por representar avanço, crescimento, descoberta, aprendizado. Quando dirigi um carro a primeira vez, o primeiro verso, os primeiros acordes, o primeiro choro de amor, o primeiro beijo.

A primeira perda significativa veio de meu irmão, Alfeuzinho, vítima de sua segunda trombose. Morreu um dia antes do dia das mães, em Maio de Setenta e Oito. Sei disso porque o sepultamento seria no dia seguinte, dia da minha primeira apresentação em um teatro, com o grupo da escola de música de Brasília. Quando disse a todos que meu irmão iria ser sepultado naquela tarde, foi um choro geral e uma apresentação primorosa na quela manhã.

Mas, o que destampou essa caixa de lembranças das primeiras vezes de qualquer coisa? É que hoje eu comi o último pedaço do chocolate que me veio pelo correio, poucos dias atrás. Minha amiga Jeusa enviou pelo correio um caixa para mim, cheia dos mais variados tipos de chocolate. O que mais me encantou foi a delicadeza do presente, cheio de pequeniníssimos detalhes que, com certeza, demandaram um cuidado tremendo para chegarem inteiros em Floripa.

Foi a primeira vez que me senti assim tão especial, a ponto de alguém resolver fazer um mimo desta magnitude para mim. Foi especial, marcante, carinhoso e muito superior ao carinho que lhe fiz dias antes, cantando uma de minhas canções que lhe tocam o coração. Resolvi registrar, obedecendo a um desejo recente do meu coração, de não deixar passar despercebido qualquer demonstração de carinho que me for endereçado.

Obrigado, querida amida, por adoçar um pouco a minha vida e da minha família!

Com muito carinho e afeto para você!

4 comentários:

Pilates Mania disse...

Ahhhhhhhhhh!!!! São tantas emoções..... Gente, é o primeiro tributo que eu recebo, assim, público!!!! Arrepiei dos pés á cabeça.
Obrigada Allison, tem gente que a gente ama até sem conhecer...quando cheguei na Betesda e cantávamos algumas músicas suas, pensava quem será esse SER que consegue se expressar dessa forma e ainda com esse vozeirão maravilhoso? Te procurei na Internet inumeras vezes, nada... até que em Serra Negra no ano passado, tive o privilégio de conhecê-lo, ai entraram nossos amigos em comum na história e a gente está estreitando essa amizade, que já inclui a Jackie que é uma doçura. O chocolate foi mesmo só um pequeno carinho, como vc tb quero expressar e demonstrar carinho para as pessoas que considero importantes em minha vida.

Um beijo no coração,

Bá Reis disse...

Ai ai...(suspiros)...Amo muito tudo isso!
beijo no coração dos 2.

Anônimo disse...

Eis aí um bom exercício! Já pensaram em como seria, se de fato registrássemos todos os movimentos carinhosos feitos em nossa direção? Além de sobrar menos tempo para sofrermos as coisas que ainda insistem em nos machucar, aumentaríamos em muito a nossa qualidade de vida. Proponho que esta semana seja eleita a semana da gratidão. Nada passará despercebido. Das pequenas às grandes coisas, vamos registrar o máximo possível de momentos de carinho, gentileza espontânea, cortesia eventual, tudo. Até para fazer coisas boas, tomar boas atitude é preciso treino. COnto com vocês!

Jackie Kauffman Florianopolis-SC disse...

Eu também "sofri"os chocolates da Jeusa, e de tanto carinho, eles também respingaram em mim.....